O trabalho nas diferentes sociedades
1- Podemos dizer que o trabalho nas sociedades tribais era: a) Totalmente tecnificado, com uma eficaz divisão do trabalho. b) Existiam os senhores e os servos. c) Exigia longas jornadas de trabalho. d) Caracterizava-se pela divisão das tarefas por sexo e idade.
2- Assinale a alternativa incorreta: a) Trabalho por muito tempo esteve associado à idéia de atividade penosa e torturante. b) Na sociedade moderna o trabalho passou a ser visto como atividade que dignifica o homem. c) Na sociedade grega casa e local de trabalho foram separados. d) Embora o trabalho ligado a terra fosse preponderante nas sociedades medievais, existiam outras atividades, como por exemplo as atividades artesanais.
3- Diversos setores da sociedade colaboraram com as mudanças ocorridas no processo produtivo nas sociedades modernas. Com relação a essa colaboração assinale a alternativa incorreta: a) A igreja procurava passar a idéia de que o trabalho era um bem divino, quem não trabalhasse não era abençoado. b) Os governantes passaram a criar uma serie de leis e decretos que auxiliava o trabalhador. c) Os empresários desenvolveram uma disciplina rígida no trabalho. d) As escolas passaram as crianças à idéia de que o trabalho era fundamental para a sociedade.
4- Quem garantia a produção nas sociedades gregas e romanas? a) o senhor feudal. b) a mão de obra escrava c)o trabalhador livre d)os servos.
5- Como Marshall chamava as sociedades tribais? Por que?
6- Como se dava o trabalho nas sociedades feudais?
7- Defina os termos: trabalhador coletivo, maquinofatura, corveia, talha e banalidades:
8- Quais os dois processos de organização do trabalho nas sociedades modernas? Explique cada