aspectos profilaticos 123
URGENTES
CONCEITO
A lesão é um momento indesejável e desagradável na vida do atleta, acompanhada de dor e incapacidade de efetuar movimentos.
Devido ao excesso de esforço e fadiga, é onde ocorre os maiores tipos de lesões.
TIPOS DE LESÕES MAIS COMUNS:
(VOLEIBOL)
- Coluna: Lombalgia crônica é a lesão de sobrecarga mais comum nos atletas de voleibol e resulta da grande força do estiramento dos músculos e ligamentos paravertebrais;
- Ombro: Lesão de sobrecarga que causa inflamações na região do manguito rotador (grupo de músculo e tendões que age para estabilização), principalmente a bursite e tendinite; ruptura do manguito rotador; entorse e luxação na clavícula;
- Mãos: Entorse nos dedos, luxação nos dedos, rupturas de ligamentos e tendões, fratura das falanges e metacarpos.
- Joelho: Lesões nas articulações, entorse, tendinite na rótula, luxação e fratura da rótula, ruptura do ligamento cruzado anterior.
- Tornozelo: Trauma nas articulações, entorse, lesões nos ligamentos e na cartilagem articular.
Fratura
É a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. Há dois tipos de fraturas: as fechadas, que, apesar do choque, deixam a pele intacta, e as expostas, quando o osso fere e atravessa a pele. As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e procure socorro imediato.
Entorse
É a torção de uma articulação, com lesão dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulações). Os cuidados são semelhantes aos da fratura fechada.
Luxação
É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação. Os primeiros socorros são também semelhantes aos da fratura fechada. Lembre-se de que não se deve fazer massagens na região, nem tentar recolocar o osso no lugar.
Tendinite
A tendinite é a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. A inflamação se caracteriza pela presença de dor e