aspectos organizacionais dos correios
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1963, e ao longo do tempo vem se modernizando, criando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes. É o caso do Sedex, criado em 1982, um dos principais produtos da empresa e do Banco Postal.
A empresa realiza importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para desenvolvimento nacional.
Em 2011, com a sanção da Lei 12.490/2011, a empresa teve seu campo de atuação ampliado e foi dotada de ferramentas modernas de gestão corporativa para enfrentar a concorrência com a prestação de serviços mais ágeis e eficientes para a sociedade; podendo atuar no exterior e nos seguintes segmentos postais: eletrônicos, financeiros e de logística integrada, contribuindo para que a empresa se torne de “classe mundial”, destacada por suas práticas e resultados.
São objetivos desses trabalhos: identificar os aspectos Organizacionais da Empresa, avaliar e propor melhorias.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com o autor ROBBINS (2005), ”Estrutura Organizacional é a maneira como as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas” As organizações têm sido estruturadas de acordo com as funções exercidas pelos seus respectivos órgãos e do relacionamento hierárquico e funcional entre eles. E não de acordo com sua estratégia adotadas, o que seria mais correto.
2.1 ORGANOGRAMAS DOS CORREIOS
A Estrutura Organizacional dos Correios é bem complexa, já que é uma empresa de grande porte com mais de 120.000 funcionários.
A estrutura é uma conseqüência da estratégia. Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz,