Aspectos históricos de paraty
Nºs: 02, 10, 20, 23 e 27
Ano: 8ºanoA
Aspectos Históricos de Paraty
A cidade de Paraty, localizada no Rio de Janeiro, tem muitos aspectos históricos. Como por exemplos: igrejas, Caminho do Ouro, Forte Defensor Perpétuo, casa de Dom João, entre outros.
O Caminho do Ouro é um dos principais portões de entrada para o interior do Brasil no período colonial. Ele era uma estrada de 1.200km que unia Paraty à Diamantina, passando por Ouro Preto e atualidade de Tiradentes. Foi calçado nos séculos XVIII e XIX, foi abandonado no século XX e pouco restou de seu calçamento original.
Já o Forte Defensor Perpétuo foi construído para proteger o ouro dos corsários. O Forte localizava-se num local estratégico. Os inimigos que chegavam pelo mar não conseguiam ver a cidade, e os soldados portugueses conseguiam vê-los e se prepararem para o ataque. Hoje em dia, o Forte é um museu onde têm algumas peças, como: canhões, balas, munição, entre outras.
A Igreja Matriz também é um aspecto histórico. Também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Recebe esse nome em homenagem a sua padroeira. Foi construída em três fases, iniciando em 1646 e terminada em 1873. Era freqüentada pela elite local.
A Igreja Santa Rita teve sua construção completada em 1722. É a mais antiga igreja de Paraty. Ela foi dedicada aos escravos livres, e hoje em dia abriga o Museu de Arte sacra, onde podem ser vistas peças em ouro e prata, que eram usadas nas festas religiosas. Seu estilo é barroco e foi construída por mulatos.
A Igreja de Nossa Senhora das Dores teve sua construção foi completada em 1800. Iniciou-se como sendo a igreja da elite de Paraty, e mais tarde tornou-se a igreja das mulheres da elite. Enquanto as mulheres assistiam as missas e os escravos ficariam do lado de fora.
E por último a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que foi terminada em 1725. É a segunda mais antiga igreja de Paraty e era