Segurança no laboratório
ACADÊMICA: Gabriela Martins, 1° ano Farmácia.
Guarapuava, 11 de março de 2013.
Normas de segurança para o laboratório:
1) Ao adentrar num laboratório deve-se usar sempre um jaleco, pois é ele que previne certos acidentes, com a roupa ou com a própria pele. Os jalecos devem ser, preferencialmente de algodão, pois tecidos sintéticos queimam mais rápido em caso de acidentes, podendo ainda ficar aderido à pele.
2) Saiba onde se encontra o material de emergência para primeiros socorros e também o extintor. É necessário extintor, caixa de areia e reagentes neutralizantes que estejam acessíveis aos usuários do laboratório.
3) Em caso de acidentes, procure imediatamente o profissional responsável pelo laboratório, mesmo que não haja danos pessoais ou materiais.
4) Encare todos os produtos químicos como prejudiciais, enquanto não verificar sua inocuidade, consultando o profissional responsável pelo laboratório ou a literatura especializada.
5) Caindo produto químico nos olhos, boca ou pele, o primeiro cuidado é lavar abundantemente com água. A seguir, procure o tratamento específico para cada caso. Procure o profissional responsável pelo laboratório.
6) Substituir sempre que possível operações de pipetar com a boca por outro método, nunca aspire líquidos corrosivos ou venenosos com a boca.
7) Se algum produto químico for derramado, lave o local imediatamente.
8) Todo aparelho em funcionamento deve ficar sob vigilância constante.
9) Faça o possível para não contaminar a atmosfera do laboratório. Para isso, não deixe líquidos em recipientes de grande superfície (como um béquer) abertos.
10) Evite a inalação de vapores. Nunca cheire diretamente o conteúdo de algum recipiente.
11) Nunca use equipamentos de vidro trincado que pode prejudicar uma