Aspectos fundamentais: tipos de familia.
Neste trabalho estarão presentes alguns tipos de temas como: PNAS com relação à família – objetivos e ações; o PAIF, pois é um programa que visa atender as famílias de vulnerabilidade social, é o programa da família – para falarmos de Criança e o Adolescente, precisamos relatar a sua base fundamental que é o contexto familiar; A família Contemporânea – os tipos de família, com a classificação de 3 (três) tipos de família (Tradicional, Nuclear e Pós-Moderna); e escolhemos um tipo de família para refletirmos: a Família Monoparental – o que significa e como se forma. Também estarão presentes no texto, 4 (quatro) citações devidamente referenciada. E os Dados da Pesquisa, realizada no SEMAS.
DESENVOLVIMENTO
Aspectos Fundamentais – Tipos de Família
Política Nacional de Assistência Social (PNAS) - Famílias;
Decorre de seu reconhecimento como direito do cidadão e de responsabilidade do Estado. A luta da sociedade Brasileira, na última década, por meio do reconhecimento do Estado pelos direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
A Assistência Social é considerada política pública – Regulamentada pela LOAS, inserida no âmbito da Seguridade Social; acesso aos serviços, a universalização dos direitos e a responsabilidade estatal - gerida pelo SUAS, com o dever de fornecer o acesso aos direitos e ao atendimento as necessidades básicas do cidadão.
A LOAS insere a política de Assistência Social no Sistema do Bem-Estar Social (Brasil). Três características: Seguridade Social, Saúde e Previdência Social. Visa promover ao cidadão a autonomia, protagonismo social.
Tipos de Serviço:
Matricialidade sociofamiliar. Controle social.
Descentralização político-administrativa e territorialização. O desafio da participação popular/cidadão usuário.
Novas bases para a relação entre estado e sociedade civil. A política de recursos humanos.
Financiamento. A informação, o monitoramento e a avaliação.
Contudo, a