Aspectos Econômicos dos EUA
Os EUA tem uma economia capitalista, que é abastecida por recursos naturais abundantes, e por uma infraestrutura bem desenvolvida pela alta produtividade. De acordo com o FMI, o PIB dos EUA, de 14,4 trilhões de dólares, representa 24% do PIB mundial no mercado de câmbio, e quase 21% do PIB mundial em paridade do poder de compra. O maior PIB nacional do mundo. O país ocupa a décima sétima posição no mundo em termos de PIB nominal per capita e a sexta posição em PIB per capita PPC.
Os EUA são os maiores importadores e os terceiros maiores exportadores de bens, embora as exportações per capita sejam relativamente baixas. O Japão e a Alemanha são seus principais parceiros comerciais.
O turismo nos EUA também é de extrema importância para a economia do país. Terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros, os EUA recebem cerca de 15 bilhões de turistas de outros países.
A mineração também tem grande destaque na economia do país. Grande parte da extração de petróleo e gás natural ocorre nos estados do Texas e do Alasca. Já o carvão natural é extraído principalmente nos estados do Wyoming, Kentucky e Virgínia ocidental.
O centro financeiro do país concentra-se em Wall Street na ilha de Manhattan (Nova Iorque), onde se localiza a maior bolsa de valores do mundo, a New York Stock Exchange (Bolsa de valores de Nova Iorque).
Outro destaque na economia norte-americana é a produção de softwares, produtos de informática e eletrônica. Grande parte dessas indústrias encontra-se na região do Vale do Silício. Na cidade de San José, na Califórnia.
Dados da economia dos EUA:
Principais setores econômicos: indústria, tecnologia, agricultura, mineração, turismo, e finanças.
Principais regiões industriais: nordeste, sudeste, e a costa leste (Califórnia).
Moeda: dólar americano
PIB: 14,4 trilhões
PIB per capita: US$ 47.500
Força de trabalho: 154,3 milhões de trabalhadores ativos
Taxa de desemprego: 5,8%
Investimentos: 14,3%