psicanálise
Equipe: Anne Caroline, Elias Régis, Ruth Bernardino.
Questão: Escolher um personagem do filme e caracteriza-la a partir das teorias da adolescência. Discutir a relação com o mundo, família, companheiro, gravidez, projeto de vida. A personagem: Luana, 15 anos.
Luana cresceu num quadro social de uma comunidade carente do morro dos macacos; como filha mais velha ajudou a criar suas quatro irmãs, enquanto sua mãe viúva; trabalha como faxineira para sustenta a todos. Ficava assim, sobre a responsabilidade de Luana, cuidar das irmãs, da casa, fazer comida e lavar roupa. Então, por conta disto ela teve sua infância privada e também de estudar. Agora aos 15 anos na primavera de sua adolescência ela se encontra grávida do namorado de 18 anos. Segundo Ozelle (2002), adolescência é uma construção da relação dialética do social e com a história, pois a adolescência não é algo natural, as suas características surgem nessa relação sócio-histórico. Por isso podemos entender a adolescência como constituída socialmente a partir de necessidades sócias e econômicas e de característica que vão se constituída no processo.
Relação com o mundo:
Família: Mãe de Luana passava o dia todo trabalhando, a figura paterna era ausente, pois seu pai havia morrido, ela tinha que desempenhar o papel de mãe e pai para suas irmãs. No filme a sua mãe se demonstra preocupada com ela e ao mesmo tempo chateada por ela está grávida aos 15 anos do namorado, onde passaram a vive juntos. Por isso sua mãe exigia dela mais ajuda, por causa da sua situação de ter que aceitar ela naquelas condições. Também demonstrou rejeição a gravidez de Luana, pois quando foi acompanhá-la na ultrassonografia da filha, ao ouvir coração do bebe bater ela chora e a médica diz: “Olha a rejeição já virou paixão, não é vovó?” Erikson, vai dizer que a relação da família com o adolescente tem um papel fundamental na construção de sua identidade, dependendo do que ele receber seja senso de confiança,