cenario do mundo globalizado
Seminário: Cenário do Mundo Globalizado
Acad. Núbia F. de Souza
Goiânia, setembro
2013
A Nova Ordem Mundial
EUA,Alemanha ,Japão , China e América Latina.
Pelo que eu entendi a Nova Ordem Mundial é um conceito político e econômico que se refere ao contexto histórico do mundo pós-guerra fria. Estabeleceu-se no fim da década de 80, com a queda do muro de Berlim ,com a desintegração do bloco soviético.A Nova Ordem Mundial busca garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica. A supremacia militar incontestável dos Estados Unidos é exercida de forma intensa em todas as partes do mundo onde seus interesses econômicos se fazem presentes.
Em termos econômicos e tecnológicos temos a multipolaridade, com pelo menos três grandes blocos: o primeiro, organizado em torno dos EUA; o segundo, em torno da Europa (União Europeia) e um terceiro, o bloco asiático, onde se destacam o Japão, a China, a Índia e até mesmo a Rússia.Quando deu início a nova ordem mundial, a rivalidade entre os sistemas econômicos opostos, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundo e a ordem bipolar, EUA e URSS, deixaram de existir. Outro importante aspecto da nova ordem é o aprofundamento da tendência de globalização. A globalização nada mais é do que uma ferramenta nova da expansão capitalista. Pode-se afirmar que a globalização está para o atual período científico-tecnológico, assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial, ou o imperialismo para o final da fase industrial.
A globalização trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que movem os capitais produtivos e especulativos. Agora a invasão não é mais armada, feita com tropas é muito mais sutil e eficaz. Trata-se de uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações, pessoas.
BLOCOS ECONÔMICOS
União Europeia A