Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios
O ambiente de negócios no Brasil é bastante complexo, existem uma infinidade de tributos e novas leis e decretos são sancionados a cada dia.
Estudo realizado pelo IBPT mostra que no período de 05 de outubro de 1988 a 05 de outubro de 2010, ou seja, ao longo de 22 anos de vigência da Constituição Federal, foram editadas mais de 4 milhões de normas que regem a vida do cidadão brasileiro. Deste total, 249 mil normas foram, apenas, em matéria tributária.
Isto mostra a demasiada complexidade da legislação tributária brasileira, existem mais de 80 tributos em vigor e a interpretação total de suas legislações é uma missão quase impossível, o ICMS (imposto sobre a circulação de mercadorias e prestações de serviço) é o maior exemplo desta complexidade um único tributo é regido paralelamente por 27 legislações diferentes (cada unidade federativa define sua legislação).
Em um ambiente de negócios cada vez mais globalizado esta complexidade tributaria atrapalha o desenvolvimento econômico do país. No cenário econômico atual o contabilista cujo foco deveria ser estudar o patrimônio da empresa e trabalhar junto com o empresário para desenvolvimento do seu negócio está cada vez mais preso ao cumprimento de dezenas de obrigações acessórias impostas pelo governo que impõem pesadas multas a quem não cumprir estas obrigações.
1-As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil.
O ambiente de negócios no Brasil é bastante complexo, existem uma infinidade de tributos e novas leis e decretos são sancionados a cada dia.
Estudo realizado pelo IBPT mostra que no período de 05 de outubro de 1988 a 05 de outubro de 2010, ou seja, ao longo de 22 anos de vigência da Constituição Federal, foram editadas mais de 4