Aspectos da Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial
A contabilidade financeira evidencia os resultados, os desempenhos da gestão da entidade em dado exercício e perspectivas futuras, resultante de decisões de administradores na condução do seu negócio e casos fortuitos.
A contabilidade gerencial é uma síntese de informações que são dadas à administração geral da empresa, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações.
2 APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE FINANCEIRA E CONTABILIDADE GERENCIAL
A Contabilidade Financeira responsável pela elaboração e divulgação das informações contábeis de uma entidade direcionadas aos acionistas, potenciais investidores, o governo, o fisco, bancos e credores. A fim de evidenciar os resultados, os desempenhos da gestão da entidade em dado exercício e perspectivas futuras, resultante de decisões de administradores na condução do seu negócio e casos fortuitos.
É basicamente regulamentada por legislações específicas, seus processos são influenciados por órgãos reguladores, pelo governo e por exigências da auditoria independente. No Brasil, as principais referências que possuímos em relação à contabilidade financeira provêm de órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Contabilidade Gerencial é voltada para o registro, controle e gerenciamento dos recursos disponíveis e das atividades da empresa, visando subsidiar, através de informações contábeis, as pessoas que tomam decisões e supervisionam as ações desenvolvidas.
Diferencia-se e aglutina informações do sistema de contabilidade, tais como: controles de estoques, folha de pagamento e balancetes setorizados. Através das técnicas e procedimentos contábeis, relacionados com avaliação financeira da empresa, controle de custos, análises de processos e orçamentos, tem um enfoque especial da contabilidade, voltado para a emissão de relatórios gerenciais que atendem ao usuário da informação contábil, de forma adequada.