Diferente entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira
Contabilidade Financeira é uma expressão técnica que sintetiza a aplicação da matéria contábil de conformidade com a proposta teórica e prática de origem anglo-americana (financial accounting) que surgiu em meados do século XX, e que em suma representa uma vertente da Contabilidade que a direciona para a gestão financeira do capital aplicado da entidade e cuida da elaboração das demonstrações financeiras mediante princípios de contabilidade geralmente aceitos (GAAP's).
A contabilidade financeira daria sequência a corrente da Contabilidade administrativa, que já havia tido como embrião a chamada Contabilidade Departamental e a Análise e Consolidação de Balanços, técnicas desenvolvidas pelos primeiros gestores corporativos americanos. Essa corrente contraria a orientação científica dada pelos contabilistas europeus e principalmente italianos, naquilo que poderíamos denominar de Contabilidade Patrimonialista. Posteriormente, não satisfeitos em negar a teoria patrimonialista ou patrimonialismo, os teóricos americanos propuseram ainda o que foi inicialmente traduzido no Brasil por Contabilidade gerencial (do inglês Management Accounting), cujo objetivo era sair da rigidez dos princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP's), observância obrigatória da Contabilidade Financeira.
A contabilidade financeira é a recolha, registro, classificação e apresentação adequada da informação financeira ou a data de tal forma que todas as agências externas, como as autoridades de imposto de renda, governo, acionistas, credores de uma empresa pode entendê-la facilmente. A partir dos dados apresentados pela contabilidade financeira, essas agências externas podem facilmente entender o que exatamente está acontecendo em uma empresa. Eles podem conhecer os pontos fortes e fracos financeiros de uma empresa pelos dados financeiros apresentados através do processo de contabilidade financeira.
A contabilidade brasileira procurou incorporar inicialmente via