atps
Aspectos da contabilidade financeira - Teoria e lista de exercícios
Meus amigos, saudações!
Penso que para encerarmos a primeira etapa de nosso estudo ficou faltando falar sobre as principais características da contabilidade financeira. Seguirei nas próximas aulas com a apresentação dos termos-chave de custos e apresentação de algumas questões. Espero que gostem.
A CONTABILIDADE FINANCEIRA
A contabilidade financeira é o ramo da contabilidade que cuida da elaboração e divulgação das informações contábeis de uma entidade direcionadas aos usuários externos. São exemplos de usuários externos os acionistas, potenciais investidores, o governo, o fisco, bancos e credores. As informações oriundas da contabilidade financeira evidenciam o resultado, o desempenho da gestão da entidade em dado exercício e perspectivas futuras, resultante de decisões de administradores na condução do seu negócio e casos fortuitos.
É basicamente regulamentada por legislações específicas e pelos princípios fundamentais de contabilidade. De outra forma, seus processos são influenciados por órgãos reguladores, pelo governo e por exigências da auditoria independente.
Em se tratando do Brasil, as principais referências que possuímos em relação à contabilidade financeira provêm de órgãos reguladores, como a Comissão de Valores
Mobiliários (CVM).
De acordo com a CVM 1 , o objetivo da contabilidade financeira é:
Permitir a cada grupo de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade num sentido estático, bem como fazer inferências sobre tendências futuras. Para consecução desse objetivo, é preciso que as empresas dêem ênfase à evidenciação de todas as informações que permitam não só a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações desse patrimônio, mas, além disso, que possibilitem a realização de inferências sobre o seu futuro.
1
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é