declaração de independência eua
A declaração de independência dos Estados Unidos foi o documento no qual as Treze Colônias da América do Norte declararam sua independência do Reino Unido, bem como um conjunto de justificativas para o ato. Foi redigida por Thomas Jefferson, que compôs o projeto original do documento e retificada no Congresso Continental em julho de 1776. A declaração foi uma espécie de alicerce para a criação da constituição dos Estados Unidos (1787) e tornou-se uma maneira expressiva de exigir direitos inalienáveis a todos os homens, que entre todos sãos os direitos a vida, liberdade e busca da felicidade.
Esse documento acentuou dois temas: os direitos individuais e o direito de revolução. Essas ideias tornaram-se largamente apoiadas pelos americanos e também se difundiram internacionalmente, influenciando em particular a Revolução Francesa (1789).
CONTEXTO HISTÓRICO.
Em 04 de julho de 1776, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. As Treze colônias e a Grã-Bretanha estavam em guerra há mais de um ano e as relações entre as colônias e a metrópole estavam se deteriorando, pois os ingleses usavam estas colônias para obter lucro na cobraça excessiva de impostos e taxas e também na exploração de recursos naturais.
O processo de colonização teve inicio no século XVII, com uma divisão entre Colônias do Norte e Colônias do Sul, nesse contexto as colônias inglesas da América do norte eram bem diferentes da maioria das colônias existentes no mundo. Apesar de estarem divididas, as 13 colônias inglesas, de um modo geral, tinham uma decadente autonomia em relação a metrópole.
As colônias do Norte foram colonizadas por protestantes europeus, principalmente ingleses, que fugiam de perseguições religiosas. Chegaram na América do Norte com o objetivo de transformar a região num próspero lugar para habitação de suas famílias. Também chamada de Nova Inglaterra, a região constituiu-se em típicos povoamentos, utilizando