Declaração de independência dos EUA
Matheus: Declaração de Independencia dos Eua e declaração dos direitos do homem e o cidadão
Lucas: Declaração dos direitos da mulher e da cidadã.
.Declaração de independência dos EUA: Os ingleses usavam as colônias (futuramente, EUA) para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos. A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos, estas taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias.
Com as revoltas, os colonos promoveram um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Porém, o rei da Inglaterra não aceitou as propostas do congresso, e tomou medidas mais controladoras e restritivas.
Os colonos fizeram um segundo congresso com um maior objetivo: a independência dos EUA, no qual um inglês escreveu a declaração de independência dos Estados Unidos. A Inglaterra não aceitou seus termos, declarando a Guerra da Independência, no qual os EUA venceram.
.Declaração de direitos do homem e o cidadão:
Teve como contexto histórico a revolução francesa, onde os cidadãos foram às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar a monarquia do governo. O primeiro alvo da revolução foi a bastilha. Com a vitória dos revolucionários, os integrantes da monarquia tiveram suas cabeças arrancadas, e o clero, teve seus pertences confiscados.
Na assembleia nacional, o povo francês declarou os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, com o objetivo de garantir direitos iguais aos cidadãos, além da grande participação política para o povo.