Aspectos da comunicação na ‘trilogia da américa’ de philip roth
ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO NA ‘TRILOGIA DA AMÉRICA’ DE PHILIP ROTH ¯ UM OLHAR DE PERTO E DE LONGE
Cassio Grinberg*
Resumo
O artigo discute aspectos da comunicação presentes na chamada ‘Trilogia da América’ do escritor americano Philip Roth. Composta pelos romances Pastoral Americana (1997), Casei com um comunista (1998) e A marca humana (2000), a trilogia possibilita por meio da estrutura da trama e do comportamento dos personagens um paralelo com fenômenos da comunicação social relacionados à proximidade, ao espetáculo e à moral. Ao final, uma perspectiva histórica ajuda a explicar o porquê da escolha desses temas por parte do autor.
Abstract
The paper explores communicational aspects related with the American writer Philip Roth’s ‘American Trilogy’. Presented by the novels American pastoral (1997), I married a communist (1998) and The human stain (2000), the trilogy makes possible through the structure of the plot and the behavior of the characters a parallel with social communicational phenomena related to proximity, spectacle and moral. At the end, a historical perspective helps to explain the reasons why the author chooses such themes.
Palavras-chave
Comunicação - Literatura - Philip Roth
Key
Words
Communication - Literature - Philip Roth
O s fenômenos devem ser estudados sem cortinas. É quando nos colocamos de frente divisando o olhar, auscultando ruídos e respirando o hálito das incongruências de um tempo que podemos realmente senti-lo. Estamos tão perto, a ponto de tocar a textura de seu nervo, medir a temperatura e apreender o ritmo de sua verve pulsante. E, no entanto, não somos, em que pese a proximidade, capazes de enxergar um fenômeno em sua plenitude: nos falta a distância, a visão das alturas, a revelação das cores de um patos que só é patos para quem enxerga de fora. A proximidade pode ser armadilha. Bakhtin (1992) chama a atenção de que embora não seja desejável estudar os fenômenos,