Aspectos culturais afro - descedentes
Marcos Tadeu Simões Piacentini
Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi
Licenciatura /Matemática(MAD 0073) – Psicologia da educação
18/05/2011
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo apresentar de uma maneira simplificada e geral, alguns dos aspectos da psicologia dentro das escolas, as áreas de atuação desse profissional e o fato deste não estar inserido em todas as escola. Enfatiza-se antes que o psicólogo na área da educação foi e è considerado um profissional de avaliação do sujeito com problemas de aprendizagem. Sendo ele responsável em diagnosticar o problema e usar soluções mais justas e eficazes para sana-lo. Porem a escola seguindo esse princípio esperava um profissional clínico, que avaliasse a criança e descobrisse qual o seu problema e logo o resolvesse, desse modo a instituição escolar ficava isenta de se preocupar com essa criança e seu aprendizado. Com isso a psicologia educacional rompe com esses paradigma criança/família relacionados com a culpa, i.e, o psicólogo observou que o método para sanar a dificuldade de aprendizagem não seria mais ensinar a criança a aprender mais sim, aprender como ensinar a criança, ou seja, muitos problemas de aprendizagem são problemas de ensinagem.
Palavra-chave:Psicólogo, Escola, Aluno.
1 INTRODUÇÂO
A psicologia contribui na mediação das relações sujeito e educação. Seu objetivo é formar sujeitos éticos e políticos. O psicólogo escolar entra em cena para atuar com os alunos e professores. Encontrado maneiras de resolver a fragilidade de assimilação do conteúdo por parte dos alunos. O psicólogo deve ouvi-los para encontra a origem do problema de aprendizagem e trabalhar em cima para sana-lo.
A psicologia escolar é uma área da psicologia aplicada que tem suscitado inúmeras reflexões acerca da identidade dos profissionais que nela atuam, sobretudo a necessidade de redefinição do papel do psicólogo na escola e de reestruturação de sua formação