ASPECTO GERAL DA ÁREA ESTUDADA - conceitos da fisioterapia
A Fisioterapia, uma das mais jovens profissões da área da saúde, nasce ese desenvolve no Brasil por meio dos esforços de uma categoria profissional que conta hoje com aproximadamente 80 mil fisioterapeutas.
A crescente busca pela melhoria na qualidade do ensino no Brasil vem, há alguns anos, levando os órgãos competentes a aprimorar as formas de avaliação e acompanhamento da formação dos profissionais nas diversas áreas para fornecer subsídios às políticas e estratégias para melhoria do ensino.
Para adequadamente estabelecer este processo, faz-se necessário conhecer a origem, a evolução e o desenvolvimento da Fisioterapia como profissão da área da saúde. Também é importante conhecer a realidade atual da profissão, a oferta e a procura pelos cursos de graduação bem como o perfil socioeconômico do estudante, do curso Fisioterapia.
TRAJETÓRIA HISTÓRICA E EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA NO BRASIL; Ao longo de mais de 80 anos (desde 1919) de atuação da profissão no Brasil, a Fisioterapia apresentou diferentes etapas, cada qual com sua peculiaridade e importância para o contexto atual. Nos diversos períodos da história passou por diferentes situações, porém manteve o vínculo com o modelo biomédico, com forte tendência em reabilitar, atendendo prioritariamente ao indivíduo em suas limitações Físicas. De certa forma, essas características sofreram influências de três fatores: um Fator histórico ligado a sua gênese; um fator legal, que obedecendo à gênese limitou áreas e campos de atuação e a formação acadêmica determinada pelos preceitos das ciências biomédicas, notadamente da medicina. O título recebido pelo profissional graduado em Fisioterapia, historicamente segue a tradição mundial. Na história nacional da Fisioterapia sua denominação evoluiu de técnico em Fisioterapia para fisioterapista, originário do termo physiotherapist .Utilizado pelas escolas anglo-saxônicas. A partir de 1959 em Assembléia Geral da Associação Brasileira de