Asanas
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Classificação dos Ásanas.
do Rio de Janeiro como Requisito Parcial da disciplina fundamentos do Yoga
Rio de Janeiro ,2014
Classificação dos ÁsanasÁsana
Nos textos de yoga, a palavra ‘ásana’ é usada para designar qualquer postura do corpo. Embora o nome de qualquer asana refira-se apenas a uma posição especifica do corpo , o processo de praticar essa asana envolve também entrar e sair da postura .
Ressalta o comentário do livro de Patanjali que asanas se aprende com um guru e não com descrições e assinala sua importância para manutenção da firme estabilidade do corpo, reduzindo o esforço físico ao mínimo para evitar as sensações irritantes ou de fadiga permitindo que a atenção se ocupe exclusivamente da parte fluida da consciência para que a mente se transforme em "infinito", atingindo sua perfeição.
Ásanas são os exercícios psicofísicos do Yoga. A definição de Pátañjali, é que ásana é toda posição firme e agradável (sthirasukham ásanam).
Classificações
Ásana de meditação: As posições de meditação disciplinam a atividade psíquica, tonificam os órgãos da região pélvica e ativam a circulação sanguínea nesta área. São calmantes , melhoram a postura e beneficiam para a coluna cervical .
Ásana de flexão: As posições garantem uma coluna flexível em toda sua extensão gerando alongamento da musculatura abdominal, auxiliando na Redução da adiposidade na região da cintura e estimulam o fígado, baço e pâncreas.
Ásana de extensão:
Promovem o fortalecimento da coluna vertebral e o alongamento dos músculos abdominais. Os músculos costais são tonificados, favorecendo o correto suporte da coluna. Os nervos espinhais são favorecidos, o que repercute beneficamente por todo o corpo pois favorece a circulação energética e nervosa , favorecendo consequentemente a memoria e inteligência Ásana de lateralidade:
Estimulam o sistema nervoso, atuando em depressões. Melhoram o funcionamento do