Mulheres na Matemática
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
MULHERES NA MATEMÁTICA
Ana Beatriz NicoleteRA 141122821
INTRODUÇÃO
A Matemática é uma ciência na qual a influência do gênero masculino, aparentemente, prevalece. Há diversos teoremas, cuja criação é atribuída a grandes matemáticos, porém não é comum os que levam nomes femininos.
As dificuldades históricas, o extremismo religioso, o preconceito, a visão equivocada do papel feminino na sociedade são fatores que dificultaram o acesso das mulheres aos livros e ao estudo das ciências. No entanto, mesmo com todas as adversidades, as mulheres deixaram seu legado na história da Matemática.
Hipátia de Alexandria
Hipátia é a primeira matemática de que se tem resgistros. Naceu em Alexandria, por volta do ano 370. Foi educada por seu pai, Teão, que era matemático e professor, despertando na filha o desejo pelo conhcimento. Estudou na Academia de Alexandria, onde mais tarde ministrou aulas e assumiu o posto de grande relevâcia em ciêcia ao tornar-se diretora de tal instituição.
Defendeu a liberdade de pensamento, liberdade e expressão. Ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas, muitos escreviam-lhe pedindo uma solução para problemas matemáticos complexos e ela raramente os desapontava.
Por ser pagã foi acusada de bruxaria. Sua morte foi trágica e brutal, foi atacada por cristãos enfurecidos e arrastada do museu até uma igreja, onde foi cruelmente torturada até a morte. Após a morte, o corpo foi lançado a uma fogueira.
Em 2009, foi lançado Agora (traduzido como Alexandria), filme espanhol dirigido por Alejandro Amenábar – que conta como reconstituição de época, bela e fiel a história desta grande mulher.
Maria Gaetana Agnesi
Nasceu em Milão, no ano de 1718. Filha de um professor de Matemática na Universidade de Bolonha, foi introduzida pelo pai no meio acadêmico, em que ficou conhecida por sua inteligência excepcional. Era poliglota. Já aos onze anos, falava latim e grego perfeitamente,