AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E OS REGISTROS DE FALA
Introdução
Qualquer um de nós aprendeu naturalmente a língua, em contato com a família e o grupo social. E, para nos comunicar fazemos o seu uso a todo o momento.
Analisando a comunicação, podemos observar que cada indivíduo em suas interações faz escolhas dentre o conjunto de saberes que tem sobre a língua e sobre o assunto de que vai falar. Isso, no entanto, não prejudica o caráter de unidade da língua (todos nós falamos Português), nem é contrário aos usos e os diversos modos de expressão de outros falantes.
Podemos dizer, assim, que a nossa língua apresenta variações de região para região para região, de pessoa para pessoa, de acordo com o grau de intimidade (formalidade) entre as pessoas, a faixa etária, a classe social, o grau de escolaridade, as profissões, o grupo social etc.
Desenvolvimento
Texto I
Produtividade vs Criatividade
Conforme determina o MEC, Design Gráfico é uma ramificação do desenho industrial (Design), integrante da habilitação em programação visual (antigamente, Comunicação Visual).
Essa integração da comunicação visual ao desenho industrial se deu possivelmente visando uma formação mais adequada ao profissional, que há de desenvolver mensagens visuais que atendam às necessidades humanas.
Ao longo da história diversas ferramentas de comunicação foram desenvolvidas a fim de otimizar essas atividades, porém, o cenário atual tem se mostrado vilão às ideias, visando a produtividade acima da criatividade.
A seguir, o texto extraído de um blog, nos fornece informações que ilustram bem esse contexto:
Hoje, para se trabalhar com design, não basta ser um profissional talentoso, ler muitos livros, fazer cursos de atualização e ser antenado com o que passa à sua volta. Tem que se adaptar também ao ritmo de trabalho dos escritórios e ser produtivo não deixando, porém, de ser criativo.
Arrisco a dizer que, hoje em dia, a produtividade é o grande dilema da maioria dos designers. Ela