Classificação e Nomenclatura de Poços
CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DE POÇOS
01) Leia notícia a seguir:
“A Petrobrás informou a Agência Nacional de Petróleo (ANP) que descobriu novo poço de petróleo na bacia potiguar já explorada, mas, dessa vez, o novo ponto encontra-se em área marítima cearense. O aviso foi repassado a agência há algumas semanas, mas a perfuração ainda não concluiu a quantidade de petróleo no novo poço nem a possibilidade de comercialização do líquido.
A área de exploração potiguar, que leva o nome de Tango já possui um poço de petróleo ativo, a 1.924 metros de profundidade. Com a nova descoberta, sobe para quatro o total de poços descobertos pela Petrobrás este ano só no Nordeste, todos em áreas de exploração no mar do Rio Grande do Norte (RN). A primeira área de exploração leva o nome de Araraúna.
Só no Ceará (CE), são nove plataformas marítimas de petróleo e mais um campo terrestre de produção petrolífera explorado pela Petrobrás. O estado faz parte dos nove do país que produzem petróleo.” (Fonte: Informativo Eletrônico NE10 – http://ne10.uol.com.br – em 24 de Outubro de 2013.
Agora, responda os itens abaixo:
A) “A área de exploração potiguar, que leva o nome de Tango, já possui um poço de petróleo ativo, a 1.924 metros de profundidade.” Sabendo que o poço a que esse trecho se refere é onshore, diga se ele é raso, médio ou fundo.
B) Considere a existência de um poço de desenvolvimento em Araraúna, cuja sigla é ARA, e que esse poço tenha sido o 10º perfurado. Escreva o nome desse poço.
02) A 1ª coluna da tabela a seguir mostra os nomes de 10 poços onshore brasileiros. Complete essa tabela com a finalidade, o ordinal, os nomes do campo e o estado brasileiro de cada um desses poços.
POÇOS
FINALIDADE
ORDINAL
CAMPO
ESTADO
1-CP-1SE
7-CP-20SE
3-PIR-30AL
9-DJ-11BA
1-MG-10BA
1-LP-2ES
7-DJ-129BA
7-DJ-105BA
2-RU-C3AM
5-LU-C5AM
03) Leia a notícias abaixo:
A