as vantagens de ser invisível
O motivo pelo qual Charlie começa a escrever as cartas é o suicídio do seu melhor amigo Michael, ele usa as cartas como uma forma de desabafar, conta tudo o que passou e o que passa atualmente. O acontecimento deixa Charlie inseguro para seu primeiro dia na nova escola.
Charlie é desajeitado socialmente, mas isso é que compensado pela inteligência do garoto, que Bill, seu professor de inglês percebe e rapidamente vira seu amigo e pede para que ele leia livros avançados para sua idade, trabalho que está mais do que feliz de fazer porque Charlie é um amante de livros, e se identifica com os personagens que lê e escreve.
“—Eu leio um livro, e eu penso que sou as pessoas naquele livro (…) não sei se isso é bom ou ruim. De qualquer maneira estou tentando participar.”
Bill se torna a primeira pessoa em que Charlie confia na escola, a ponto até de contar os problemas que está tendo em casa com sua irmã Candance, que não respeita o namorado novo e não é respeitada também. E Bill o responde:
“—Charlie, nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.”
Ser altruísta é uma grande qualidade de Charlie mas que muitas vezes fica no caminho de sua próprias vontades e felicidade. Logo Charlie ganha o apelido de ser invisível.
“—Você vê as coisas. Você entende (…) Você é invisível.”
Bill aconselha ele a tentar participar mais das atividades escolares, como festas e jogos de futebol, então ele conhece os irmãos Patrick e Sam, que são brincalhões descolados, e gostam de curtir a vida, são donos do seu próprio mundo que eles rapidamente apresentam a Charlie. Pela primeira vez ele fica feliz depois da morte de Michael.
O livro é cheio de