As Vantagens de Ser Invisível (Resumo)
Narrado na primeira pessoa por um adolescente que se autodenomina "Charlie", a trama acompanha diversas cenas da vida do rapaz através de cartas escritas por ele a uma pessoa anônima. O romance aborda temas como introversão, sexualidade, uso de drogas e outros assuntos comuns na adolescência. Além disso, conforme a história avança, também são mencionadas diversas obras da literatura, do cinema e da cultura pop em geral e discutidos seus significados.
Charlie: O protagonista e narrador do romance. É um garoto introvertido, que tem dificuldade de se relacionar com membros de sua própria família. A única pessoa de quem já foi realmente próximo foi sua tia Helen, que faleceu em um acidente de carro muitos anos atrás. Ele recentemente perdeu seu único amigo Michael, que cometeu suicídio, e agora deve entrar no ensino secundário sem ninguém para apoiá-lo. No entanto, ele logo conhece dois veteranos e seu grupo de amigos desajustados, e sua vida toma um novo rumo.
Sam: Uma veterana, que sempre escolhe os piores garotos para namorar. É descrita com "cabelos castanhos e belos olhos verdes". Sua mãe se casou novamente e, assim, ela ganhou um meio-irmão, Patrick — de quem é muito próxima. Eles participam juntos de um espetáculo com colegas da escola, o Rocky Horror Picture Show. Charlie se apaixona por ela, mas não tem coragem de se declarar.
Patrick: Um rapaz extrovertido e engraçado, que Charlie conhece na aula de trabalhos manuais. Ele está no último ano do colégio e mantêm um relacionamento secreto com Brad, que joga no time de futebol americano. Patrick vem a se tornar um grande amigo e conselheiro de Charlie conforme se conhecem