Qualidade em serviços - o papel do funcionário
O artigo busca compreender de uma forma simples qual a importância que o funcionário tem qualidade em serviços
Vamos ressaltar a importância dos funcionários na qualidade em serviço, no que diz ao papel do funcionário, para isso precisamos entender o que é serviço.
2. SERVIÇOS
Serviços são ações, esforços ou desempenhos para negociações de produtos cuja as principais características são: intangíveis, inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade, visto que o produto ofertado aos clientes pelas empresas de serviço são ideias onde os clientes compram experiências. Os serviços não tem as propiedades físicas que podem ser sentidas pelos clientes antes da compra, como resultado alguns desafios de marketing tornam-se imediatamente evidentes. Por exemplo, Como você faria para propaganda de um serviço que ninguém pode ver ; estabeleceria o preço de um serviço que não tem custo de bens vendidos; e faria o estoque de um serviço que não pode ser armazenado?
O setor de serviços é muito variado. A área governamental, com tribunais, hospitais, agências de financiamento, serviços militares, departamentos de polícia, corpos de bombeiro, correios e escolas, faz parte do sertor de serviço assim como, muitas pessoas que trabalham na área de produção, como operadores de computadores, contadores, assessores, são literalmente prestadores de serviços que formam uma fábrica de serviços, que presta serviços à fábrica de produtos. Podemos então, definir serviço também como qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode ofercer a outra e que não resulta na propiedade de nada podendo estar ou não ligado a um produto concreto, diferente de bens que podem ser definidos como objetos, dispositivos ou coisas que resultam predominantemente tangíveis.
2.1 EXPERIÊNCIA DE SERVIÇOS O conhecimento do serviço é adiquirido de modo diferente do conhecimento que diz respeito a bens, pois o consumidor não pode expirimentar o serviço antes da compra,