As teorias da administração vinculadas a realidade
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
VT
GESTÃO DE MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
São Gonçalo
2014
VT
GESTÃO DE MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL
Projeto apresentado à disciplina Gestão de Mudanças do curso de Administração da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte das verificações do oitavo período do curso.
Professora:
São Gonçalo
2014
Três Teorias da Administração linkadas com a realidade
Como consequência da Revolução Industrial, segundo Chiavenato (2003), houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos, que assim poderiam ser comprovados por cientistas.
1. Administração Científica
O fundador da Administração foi o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915). De acordo com Chiavenato (2003), Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levava a diversas formas de execução. Considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
O enfoque principal desta teoria é a racionalização do trabalho no nível operacional, trazendo para realidade vivida, é o ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Como por exemplo, empresas que treinam seu pessoal na própria empresa ou financiam