As teorias da administração no contexto da organização industrial
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO – cEUNES
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E Computação - DECOM
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO NO CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
São Mateus
Março 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVAS 4
OBJETIVOS 4
METODOLOGIA 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 15
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVAS
OBJETIVOS
METODOLOGIA
TEORIA CLÁSSICA
A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizado pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Ela representa, hoje, a conquista de uma longa história, no campo do conhecimento das pessoas que despontou no início do século XX.
Com a 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. A experiência administrativa é demonstrar métodos organizacionais, para o seu sucessor no trabalho, funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.
Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas: • Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa. • Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação. • Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais. • Segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. • Contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e