Administracao
ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E RELATÓRIO COMO OPORTUNIDADE DE CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS
CAMOCIM, 14 DE SETEMBRO DE 2012
INTODUÇÃO
A Teoria Geral da Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenham resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como as suas próprias.
No século XX, o panorama industrial tinha características e elementos para criar uma Ciência da Administração, tais como: empresas diversas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, forte concorrência, grande volume de perdas por decisões mal formuladas, com isso foi criado à divisão de trabalho entre as pessoas que pensam e executam, os primeiros estabelecem os padrões de produção, descrevem os cargos, estudam métodos e técnicas de trabalho. Esses acontecimentos levaram os autores clássicos a desenvolver uma Ciência da Administração. Surge então, a Teoria Clássica com ênfase na estrutura com foco na organização formal, nos princípios gerais da Administração e nas funções do administrador.
A administração como uma habilidade humana é o saber fazer. Em outras palavras, é a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovação para fazer algo completamente novo e diferente. Significa colocar em prática o conhecimento e torná-lo rentável e agregar valor por ele. As habilidades necessárias para se administrar são: Habilidades técnicas consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas, e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiência profissional. Habilidades humanas consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e,