Seguraça no trabalho
Cotas e Acesso ao Ensino Superior
O que são cotas? Também chamada de ação afirmativa, é uma forma de reservar vagas em instituições publicas ou privadas, para negros, índios, deficientes é estudantes de escolas públicas em universidades. A política de cotas nas universidades é o melhor exemplo desse sistema no Brasil. As medidas de cotas raciais e sociais implantadas pelo governo ajudam no acesso de certos grupos na concorrência com o resto da população. É um caminho visto por alguns como a redução da exclusão e visto por outros como uma segunda forma de discriminação. A política de cotas foi implantada originalmente nos Estados Unidos. No Brasil, em vigor desde 2001.
Tipos de costas: Prouni - Programa Universidade para Todos, é um Sistema de Cotas Sociais que concede bolsa de estudo de forma integral e parcial em instituições privadas de ensino superior. Proeduc - Programa de Incentivo à Educação Universitária, foi criado em 2008 para incentivar estudantes em Natal a se graduarem em Instituições Privadas de Ensino Superior pagando apenas 50% do curso. A UnP foi a primeira a aderir ao programa no estado FIES - É destinado a financiar, prioritariamente, a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
Cotas Raciais: As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Essa medida foi tomada no Ano de 1960, nos Estados Unidos, para diminuir a desigualdade socioeconômica entre brancos e negros. No Brasil, as cotas raciais ganharam visibilidade a partir dos anos 2000, quando universidades e órgãos públicos começaram a adotar tal medida em vestibulares e concursos. De lá para cá o