colar
A administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos, que procura assegurar a eficácia e eficiência das organizações. A administração não é somente um processo linear de decisões e ações para planejar, organizar, dirigir e controlar, porém ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. Atualmente, a teoria administrativa considera seis variáveis reunidas: Ênfase nas tarefas; Em 1903 surge a Administração Científica, pensada por Frederick Taylor, que propõe a completa racionalização do trabalho ao nível operacional. Neste modelo o importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos. Para abreviar o tempo de execução uma tarefa e reduzir custos são feitos estudos da organização do trabalho que observam a empresa como um sistema fechado, mecânico, previsível. A regra é a produtividade.
2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas, e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;
Administração Científica; foi iniciada por Taylor em 1903, considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais, seus principais enfoques é a racionalização do trabalho no nível operacional.
Teoria Clássica; Foi iniciada por Fayol em 1916 para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações e também após as consequências da Revolução Industrial, que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a produção de bens, reduzindo a imprevisão, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade, seus principais enfoques é na organização formal, princípios gerais da administração e das funções do administrador.
Representantes; Frederick