AS temas transversais
1. Preencha com "V" (verdadeira) ou "F" (falsa) cada uma das assertivas a seguir, relativas ao conceito de prevenção e seus desdobramentos em termos de políticas sobre drogas:
I. ( ) A prevenção secundária é aquela voltada especificamente aos usuários de substâncias psicoativas, com o objetivo de evitar efeitos negativos do uso (dentre estes, a própria dependência de drogas).
II. ( ) A prevenção primária tem como objetivo evitar os problemas decorrentes do uso abusivo ou dependente de drogas, com medidas voltadas diretamente a este segmento da população.
III. ( ) A prevenção terciária procura reduzir os danos da dependência de drogas, sugerindo manejos menos arriscados e atitudes mais saudáveis, e oferecendo opções de tratamento e reinserção social.
IV. ( ) Políticas de prevenção mais eficazes tendem a operar de forma multifatorial e enraizada nos vários domínios da vida social: o individual, o familiar, o escolar, comunitário, empresarial, político, de saúde e outros.
V. ( ) Nos domínios comunitário, escolar e empresarial, localizam-se os fatores de risco da dependência de drogas, enquanto nos domínios familiar e de saúde encontramos os fatores de proteção.
Para concluir, assinale a seguir a alternativa que indica a sequência correta:
a.
V, F, V, F, V
b.
F, V, F, V, F
c.
V, F, V, V, F
d.
V, F, V, V, V
e.
F, F, V, V, F
0,5 pontos
Pergunta 2
1. Analise as assertivas a seguir:
I. A dependência de drogas é um processo de difícil apreensão, em que a experimentação ou uso episódico pode adquirir um caráter recreativo, social e habitual, passando ao uso abusivo e à perda da liberdade de escolha quanto ao uso, já então dependente.
II. Os critérios diagnósticos devem ser avaliados em sua possível ocorrência nos últimos 30 dias, na vida do indivíduo, conforme preconizado, tanto pela Organização Mundial de Saúde quanto pela Associação Médica Americana.
III. Um dos critérios para o diagnóstico da dependência de drogas é a dificuldade de controlar o próprio