As situações ambientais podem ser provocadoras de estresse
Introdução
Iremos falar sobre o tema estresse que pode ser considerado um estimulo que causa excitação, emocional que pode prejudicar a homeostasia, acontecendo algumas alterações, pelo aumento de secreção de adrenalina produzindo diversas manifestações sistêmicas, com distúrbios fisiológicos e psicológicos.
Poderemos falar que o estresse é um resultado pelo meio que vivemos (interação com as pessoas, cultura, meio social e outros), podendo ser o meio interno, meio externo e a percepção do individuo ao entender e agir (capacidade de resposta).
Esta capacidade ao estressor compreende aspectos cognitivos, comportamentais e fisiológicos, visando a propiciar uma melhor percepção da situação e de suas demandas, assim como um processamento mais rápido da informação disponível, possibilitando uma busca de soluções, selecionando condutas adequadas e preparando o organismo para agir de maneira rápida e vigorosa. Podemos dividir em três tipos de níveis fisiológicos, cognitivos e comportamental, estes três níveis é bom ate certo ponto, caso ultrapassado pode acontecer efeitos desorganizador.
Com o passar dos anos, as respostas variam entre os indivíduos na sua forma de apresentação, podendo ocorrer manifestações psicopatológicas diversas como sintomas inespecíficos de depressão ou ansiedade, ou transtornos psiquiátricos definidos, como por exemplo, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Em alguns artigos encontraremos autores que definem a era moderna como a Idade da Ansiedade. Comparando a este acontecimento psíquico a agitada dinâmica existencial da modernidade, sociedade industrial, competitividade, consumismo desenfreado e assim por diante. Eles dizem que a simples participação do indivíduo na sociedade contemporânea já preenche, por si só, uma grande porcentagem suficiente para o surgimento da Ansiedade. Então, viver ansiosamente passou a ser considerado uma condição do homem moderno ou um destino comum ao qual todos estamos,