Abordagem ao Sistema Financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL do Brasil é formado por um conjunto de instituições financeiras voltadas para a gestão da política monetária do governo federal. orientado por três órgãos normativos, o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC).
Taxas Efetivas e Nominais
Taxa de juro efectiva é a taxa de juros expressa em um período igual ao da formação e incorporação de juros ao capital [1].
A taxa de juro nominal é a taxa que obrigatoriamente deve ser indicada em todos os contratos de crédito ou nas aplicações e corresponde ao período de um ano.
Taxa de Juro: Corresponde à remuneração de um determinado valor/capital aplicado por um prazo determinado. As taxas de juro são divididas em dois tipos:
Juros Simples: Quando a remuneração do valor aplicado é diretamente proporcional ao seu valor e ao tempo de aplicação. Por exemplo: uma aplicação de 1.000,00 pelo prazo de 3 anos e à taxa de 12% ao ano, resulta em um juros de 360,00 (juros = 1.000,00 * 3 * 12/100).
Juros Compostos: Quando o juro gerado pela aplicação será incorporado à mesma, passando a participar do cálculo do juros do período seguinte
CONCEITO INFLAÇÃO
Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.
"Uma taxa de variação relativa dos preços".
INFLAÇÃO E DESEMPREGO
É comummente admitido que há alguma espécie de troca - os economistas diriam sempre