As rodas cantadas e o desenvolvimento da capacidade expressiva e comunicativa nas crianças
Pólo Ponta Delgada
Ano lectivo: 2008/2009
Curso de Educação Básica
1º Ano
29 de Novembro de 2008
Universidade dos açores
Pólo Ponta Delgada
Ano lectivo: 2008/2009
Curso de Educação Básica
1º Ano
Trabalho realizado por:
Maria Silva
Natália Pedro
Raquel Costa
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho fala-nos das “Rodas Cantadas” e em que medida esta modalidade predomina-se no desenvolvimento da capacidade expressiva e comunicativa na criança, abordando as suas características lúdico-poéticas- musicais e dinâmicas.
Hoje em dia, torna-se um bocado curioso falar-se em Rodas Cantadas visto que estas manifestações de cultura popular estão com um espaço muito diminuído. Já não se vê com muita frequência as crianças de hoje cantarem aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam séculos de sabedoria e a riqueza do imaginário popular.
Contudo, apesar de já não as vermos muito não estão extintas. E ao confirmar uma situação quase contraditória, mesmo tendo partes omitidas ou formas esquecidas e transformadas, elas sobrevivem às novas tecnologias, talvez por serem um reflexo da busca do contacto com a expressão genuína que se torna insubstituível.
CORPO DO TRABALHO
1. RODAS CANTADAS
As Rodas Cantadas integram o conjunto das canções anónimas que fazem parte da cultura espontânea, decorrente da experiência de vida de qualquer colectividade humana. Elas produzem-se através de uma sequência natural e harmónica com o desenvolvimento humano.
Rodas cantadas são grupos de crianças e/ou adultos que formam uma roda de mãos dadas ou não, formando com a voz sons variados e melodias podendo executarem ou não coreografias. Através destas cantigas (que ao longo do tempo vão sofrendo adaptações/transformações, geralmente causadas por mudanças culturais) as crianças poderão experimentar momentos de bem-estar, utilizando a voz como principal instrumento e tomando consciência de movimentos mais