As pupilas do senhor reitor - Julio Dinis
Síntese Biográfica 9
Características Gramaticais 11
Período histórico 12
A obra 13
Conclusão 14
Referências 15
RESUMO
O presente trabalho tem como proposta fazer uma leitura veiculada na obra literária As Pupilas do Senhor Reitor de Júlio Dinis. O romance gira em torno da tese segundo a qual a vida simples e natural torna as pessoas alegres e felizes. Júlio Diniz descreve o campo, os tipos humanos, os hábitos e as ideias, desenvolvendo toda uma problemática pequeno-burguesa, com o propósito de pregar uma moralização de costumes pela vida rural e pela influência de um clero convertido ao liberalismo, esta análise terá como base explanar os conceitos gramaticais e históricos do livro.
INTRODUÇÃO
O presente artigo trás uma discussão acerca da obra romântica As Pupilas do Senhor Reitor de Júlio Dinis juntamente com sua contextualização histórica, publicado inicialmente em 1866 em forma de folhetim, e só no ano seguinte apareceria em forma de livro.
Posto isso, tal literatura destaca o amor e os desencontros entre as órfãs Clara e Guida. Cenário este, povoado de tipos humanos cuja bondade só é maculada pelo moralismo quase ingênuo de comadres fofoqueiras, desenrola-se o drama amoroso, o que caracterizava a cultura vivida pelo autor.
Para tanto, realizou-se uma pesquisa laboral para melhor enriquecer o tema do referido artigo e foi estudada uma sequencia lógica obras relacionadas ao assunto para melhor embasar o conteúdo proposto, diante das limitações encontradas, em virtude de trazer consigo uma série de discussões acerca das reais intenções do autor.
CAPÍTULO 1
SÍNTESE BIOGRÁFICA.
Joaquim Guilherme Gomes Coelho nasceu no Porto a 14 de Novembro de 1839 e aí viveu quase toda a vida. Ao longo da sua vida usou vários pseudônimos literários, mas o que o celebrizou foi o de "Júlio Dinis", com o qual assinou as suas obras mais importantes.
As