Acidos
O módulo experimental, mostrado na Figura abaixo, consiste essencialmente de um reservatório (caixa d’água) de 100 litros, uma bomba centrifuga (0,5 HP), um medidor de vazão tipo Venturi, um medidor de vazão do tipo placa de orifício confeccionados em acrílico e um rotâmetro comercial com corpo de acrílico, interligados por um sistema de tubos de PVC de 1” (1 polegada), e um manômetro diferencial tipo tubo em “U” confeccionado em vidro, tendo como fluidos manométricos mercúrio e água.
O rotâmetro comercial e os medidores de vazão Venturi e placa de orifício estão representados na Figura 1 por meio dos números (1), (2) e (3), respectivamente.
Na descarga da bomba, a tubulação é dividida, fazendo a água passar por duas válvulas do tipo gaveta, uma que permite a admissão de água no sistema (Vsistema) e outra que faz a água retornar ao reservatório (Vreciclo). O caminho do fluido (água) pelo sistema é determinado pelas posições das válvulas do tipo esfera V1, V2 e V3 que, quando posicionadas paralelamente ao tubo encontram-se totalmente abertas e, quando posicionadas perpendicularmente encontram-se totalmente fechadas.
Para medidas corretas das diferenças de pressões utilizando o manômetro diferencial tubo em “U”, as bolhas de ar do sistema devem ser retiradas, a fim de não ocorrer descontinuidades nas tubulações de água.
Com o aparelho em funcionamento, o fluido escoa de baixo para cima passando pelo sistema e, independentemente do caminho, passa pelo rotâmetro que mede a vazão de operação, para depois retornar ao reservatório. O sistema permite três caminhos ao fluido:
Passagem apenas pelo medidor tipo Venturi V1 aberta / V2 e V3 fechadas.
Passagem apenas pelo medidor tipo placa de orifício V3 aberta / V1 e V2 fechadas.
Passagem em série por ambos medidores V2 aberta / V1 e V3 fechadas.
PROTÓTIPO – FATOR DE ATRITO EM TUBOS DE SEÇÃO CIRCULAR
O módulo experimental está esquematizado na Figura a seguir:
Este