As Principais Escolas Da Administra O
1. Administração Científica
Como foi visto, o enfoque nas tarefas se origina do trabalho do engenheiro americano Frederick W.Taylor, que é considerado o fundador da chamada Administração Científica. Taylor deu o primeiro impulso na tentativa de fazer da Administração uma verdadeira ciência, publicando suas idéias em 1911 no livro “Princípios de Administração Científica”. Ali se estabelece que “o principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado”.
1.1. Características da administração científica
1) A improvisação e o empirismo devem ser substituídos pelo planejamento e pela ciência. O nome Administração Científica vem do fato de ser esta uma tentativa de aplicação dos métodos da ciência – observação e mensuração – aos problemas de administração da época.
2) a administração é quem deve planejar o método de o trabalhador executar a tarefa, e o tempo médio cronometrado para executá-la passa a ser o tempo-padrão.
3) Para incentivar a produção e elevar a eficiência do operário, Taylor recorreu ao incentivo salarial, ou prêmio de produção. Sua convicção era de que as pessoas vão trabalhar exclusivamente para ganhar o seu salário e se tornarão mais produtivas à medida que ganharem prêmios de acordo com o que produzirem.
4) Ao simplificar e racionalizar as tarefas ocorreu a especialização do trabalhador. A especialização trouxe a perda da visão do conjunto: o operário passou a trabalhar executando apenas uma pequena parte da tarefa e não mais a tarefa como um todo.
Desta forma, os princípios da teoria de Taylor são:
Seleção científica do trabalhador - o trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.
Tempo-padrão- O trabalhador deve atingir no mínimo a produção-padrão estabelecida pela gerência e executar a tarefa no tempo cronometrado.
Plano de incentivo salarial - A remuneração dos funcionários deve