as primeira imagens da amazonia
As primeiras expedições que adentraram a Amazônia foram a de Alonso Mercadillo e Gonzalo Pizarro com Francisco Orellana e Pedro Úrsula e Lope Aguirre esta expedições vieram com visões e expectativas junto a um imaginário de descobertas de novas terras inexploradas junto com riquezas incalculáveis, dentro deste imaginário podemos observar a busca pelo El’Dorado, que era uma cidade lendária que possivelmente existia no interior da flores feita de ouro, o país da Canela uma incrível região onde existia as arvores de canela que poderia ser extraída e comercializadas de incrível lucro, província da esmeraldas, o País do Rupa-Rupa e o Lago do Patiti.
“A expedição de Gonzalo Pizarro de 1541 tinha como objetivos principais encontrar o El Dorado e o País da Canela” Pág. 21. Além da busca deste imaginário podemos observar a existência de grande assentamento de populações indígenas, a riqueza do pescado, uma incrível manha de caminhos através florestas que possibilitava o deslocamento entre aldeias e possibilidade da existência do comercio e troca de produtos como o pescado, cerâmicos e metais preciosos. Observasse a existência de uma organização social e chefes tribais e senhores da Terra firme como os senhorios de Machofaro e Omágua que formavam aliança para guerrearem contra inimigos em comum, a havia também a produção agrícola de mandioca, macaxeira, milho que faziam parte da alimenta dos povos indígenas da região amazônica e o pescado.
O Frei Gaspar de Carvajal nos faz conhecer a riqueza da cerâmica e do trabalho artesanal dos povos da Amazônia que era de alta qualidade e as comparava as porcelanas chinesas.
Existia também a domesticação de animais com a anta, capivara,