Região Norte
Primeiros a ocupar (tomar posse da terra), não são seus donos por direito (não possuindo a documentação e o registro da terra em cartório)
Ocupam terras que geralmente não tem dono nem documentação, ou se pertence a alguém está abandonada e sem uso produtivo.
Em certos casos, a terra ocupada está nos limites de uma reserva indígena.
Os posseiros estão ainda em briga constante com os grileiros, pois de acordo com os posseiros, o que os grileiros tem na verdade não são deles.
Grileiros:
São aqueles que invadem a terra dos posseiros (pessoalmente, por meio de capangas ou assistido por advogados)
Se o posseiro se recusar a sair da terra, os grileiros podem lhes oferecer dinheiro ou usar a violência.
A grilagem é um dos motivos das graves disputas de terras no Centro-oeste e Amazônia e um dos agravantes do exôdo rural no Nordeste.
Curiosidades: O nome grileiro vem, do ato de colocar documentos de posse de terra em gavetas com grilo para que esse documento ganhe uma aparência velha, fazendo com que o fiscal de terra acredite realmente que aquele documento é verdadeiro.
Obs.: Nas últimas décadas do século XX, surgiu um novo tipo de grileiros:
* São grandes empresas nacionais e internacionais.
* Tornaram-se donas de grandes extensões de terras, que foram compradas por preços baixos e, às vezes, com incentivos do governo.
* Se instalam para explorar madeira ou criar gado.
* Contratam funcionários para derrubar a floresta, matar animais, expulsar seringueiros, castanheiros, posseiros e a população indígena.
* Se necessário, algumas chegam a mandar assassinar os que resistem, principalmente seus líderes, sejam trabalhadores, padres, advogados ou políticos.
BIOPIRATARIA prática ilegal de exploração, manipulação, exportação e comercialização de recursos biológicos de um país a outro.
Brasil, Indonésia, China e Índia sofrem com esse processo descontrolado. o título de maior biodiversidade mundial é brasileiro, e por isso nossa fauna e flora estão na mira dos