As praticas pedagogicas na colonia e no imperio
Farol do Conhecimento
Ivoneide de Menezes Pulino
As práticas pedagógicas na colônia e no império
Euclides da Cunha
2012
IVONEIDE DE MENEZES PULINO
As práticas pedagógicas na colônia e no império
Trabalho de resenha Critica artigo desenvolvido durante a disciplina de História e organização da educação brasileira, como parte da avaliação referente ao primeiro semestre em Pedagogia.
Profesor(a): Rozilda Borges
Euclides da Cunha 2012 As práticas pedagógicas na colônia e no império
A prática educativa dos jesuítas era civilizada, porém violenta de acordo com estudos e pesquisas feitas sobre eles. Os jesuítas buscavam aprofundar-se na religião trazendo cada vez mais fies para dentro da igreja, preparando-os através da catequese para fazer a primeira comunhão. Eles buscavam também a conversão dos índios e preparavam os religiosos, pessoas de vocação e os filhos dos colonizadores para o estudo da teologia formando, assim, novos padres e educadores.
Os jesuítas buscavam afirmar a realidade do mundo. O modo que eles tinham de proceder baseava-se numa visão de foco, de preparar a fé que move a justiça, numa visão de realidade e de sua administração madura e responsável. Tudo o que era criado era objeto de estudo e de pesquisa.
A ação educativa dos jesuítas era tão somente pra incentivar o crescimento dos educando. Dentro de suas ações dentro de suas ações eles alfabetizavam, pregavam os ensinamentos, cantavam, oravam, ensinavam seus ofícios e ensinavam o latim. Diante dessas ações educativas pode-se afirmar que os jesuítas formavam transformadores da sociedade na visão dos valores do evangelho tendo Jesus Cristo como modelo de vida, e a critério de tomar decisões sábias. Lembrando também que suas ações educativas eram para todos independente de cor, raça ou religião. Eles promoviam o dialogo entre a fé e a cultura, a ciência e a fé, o dialogo com outras religiões e sua constante insistência em