Ativ 15295

1637 palavras 7 páginas
ATIVIDADE 1:

1. Leia o texto da aula 1 e descreva, resumidamente, o que significou para a educação brasileira, cada um dos períodos:

a. período jesuítico
Os primeiros jesuítas, sob o comando de Padre Manoel da Nóbrega, construíram a primeira escola elementar Brasileira foi edificada em Salvador, tendo como primeiro mestre o Irmão Vicente Rodrigues que com apenas 21 anos se tornaria o primeiro professor nos moldes europeus a se dedicar o ensino e a propagação da fé religiosa por mais de cinquenta anos. Nobrega elaborou o primeiro plano de nacional de estudos, Ratio Studiorum, com o intuito de oferecer instrução formal aos índios nas formas de alfabetização e catequização.
O Ratio Studiorum ou Plano de Estudos – o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548. A par dessa primeira experiência na Itália a disputa entre o modus italicus e o modus parisiensis foi vencida pelo último, com o predomínio do modelo da Universidade de Paris, por onde passaram muito dos jesuítas, inclusive o próprio Loyola.
Este código de ensino ou estatuto pedagógico era composto de um conjunto de regras, que envolvia desde a organização escolar e orientações pedagógicas até a observância estrita da doutrina católica. O método de estudos contido no Ratio compreendia o trinômio estudar, repetir e disputar, prescrito nas regras do Reitor do Colégio, e como exercícios escolares havia a preleção, lição de cor, composição e desafio, práticas pedagógicas essas que remetem diretamente à escolástica medieval, configurando-se como Pedagogia Tradicional, que na sua vertente religiosa, tornava a educação sinônima de catequese e evangelização. A educação almejada pelo Ratio tinha como meta a formação do homem perfeito, do bom cristão e era centrada em um currículo de educação literária e humanista voltada para a elite colonial.
Até 210 anos após a

Relacionados