produ o textual interdisciplinar individual
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Plano de aula Erro! Indicador não definido.
2. 2 Avaliação 4
3 ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR Erro! Indicador não definido.
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
No âmbito escolar, é de grande importância o plano de aula e a avaliação como abordagem interdisciplinar em todos os segmentos da educação. Neste trabalho vamos enfatizar no primeiro segmento do ensino fundamental, para as disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Física.
2 DESENVOLVIMENTO
Planejar e avaliar estão sempre juntos.
O ato de planejar é um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, de previsão de necessidade e racionalização de recursos disponíveis visando a concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. (PADILHA, 2001, p. 30).
2.1 PLANO DE AULA
O plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para registrar suas decisões: o que se pensa fazer; como fazer; quando fazer; com quem fazer e como quem fazer. Para existir o plano de aula é necessária a discussão sobre fins e objetivos.
Contudo o plano de aula é o direcionamento da prática do professor, ou seja, contém a base, porém não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar.
2.2 AVALIAÇÃO
Avaliar, hoje, é recorrer a diversos instrumentos para fazer compreender os conteúdos previstos. Durante muito tempo a avaliação foi usada para classificar e rotular o desempenho dos alunos, como bom, médio ou ruim.
Atualmente a avaliação é vista como uma das