Pilhas e baterias
As pilhas e baterias são compostas por metais maléficos à saúde do ser humano e nocivos ao meio ambiente, como o mercúrio, chumbo, cobre zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. As pilhas e baterias são sistemas, que através de reações químicas produzem energia elétrica, sendo que elas podem ser classificadas por e letras para se identificar quais são os reagentes.
Pilha é um sistema formado por dois eletrodos, mas constitui apenas uma unidade. Já a bateria é formada por um conjunto de pilhas ligadas em série. Se não forem descartadas corretamente, são prejudiciais à natureza e a saúde humana.
Pilha alcalina
Essa pilha usa zinco, hidróxido de potássio e dióxido de manganês como reagentes. A vantagem dessas pilhas é a durabilidade, uma vez que possuem menor risco de vazamentos.
Pilha de óxido de prata
O reagente usado nessa pilha, como o próprio nome já indica, é o óxido de prata. O Zinco também se faz presente como ânodo. Essa pilha é fonte de energia para máquinas fotográficas automáticas e calculadoras eletrônicas
Bateria de níquel-cádmio
Composta pelos elementos químicos: Níquel e Cádmio, é usada em filmadoras e celulares e possui a vantagem de ser recarregável. Nos últimos anos essa bateria se tornou uma das mais utilizadas em todo o mundo. Um gerador externo (carregador) é responsável pela recarga desse tipo de bateria.
Bateria de chumbo
É a responsável por manter automóveis em funcionamento, são fabricadas desde 1915, e constituem baterias muito duradouras. Apesar do nome dessa bateria mencionar apenas o chumbo, a bateria é composta também por solução aquosa de ácido sulfúrico.
Conclusão: As pilhas e baterias podem ser utilizadas para diversos fins, como baterias de celulares, pilhas de controles remotos, baterias para calculadoras, etc. São altamente prejudiciais a natureza e maléficos à saúde do ser humano, tem que ser descartadas