As Origens dos Antropos
A antropologia é a ciência que estuda o homem em diversos aspectos, tais como: genético biológico e fisiológico.
Através dela iremos apontar algumas pistas que podem levar o leitor ao conhecimento sobre nós mesmos. E tentar responder a pergunta que acompanha o ser humano por muito tempo: “QUEM SOMOS NÓS?”.
O homem se vê com qualidades diferentes dos demais seres e formadas de uma natureza especial.
Em muitos povos os mitos da criação falam de seres criadores e de heróis civilizadores. Entre nós, herdeiros de uma visão cristã, o livro de Gênesis relata:
Disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” (Gênesis 2:26 – A Bíblia Sagrada, Revista e Atualizada 2ª Edição – Sociedade Bíblica do Brasil).
Até hoje carregamos essa responsabilidade de governo sobre os seres e o planeta.
Mesmo o livro de Gênesis sendo visto, na teologia contemporânea, como uma coleção de mitos, ainda há muita gente que crê que Adão e Eva foram os primeiros habitantes humanos deste planeta.
Somos Frutos da Evolução?
Em meados do século XIX, Charles Darwin chocou a humanidade com sua teoria. Que afirma que todos somos fruto de uma Evolução biológica, nos assemelhando aos primatas.
O que tira o homem de sua confortável posição de maioral. Tanto que muitos não aceitaram tal teoria e até zombaram de Darwin, outros o ignoravam.
Darwin manteve sua teoria em segredo por 12 anos, já prevendo as represálias que sofreria.
Ao se confirmar a Teoria da Evolução, após serem encontradas provas de sua veracidade, a saída foi aceita-la, mas de forma que o homem não fosse diminuído.
Já que somos processo da evolução e ela caminha do simples ao mais evoluído e elaborado, situamo-nos na ponta superior dessa evolução. E isso justifica nosso