As origens da regra de l'hopital
As Origens da Regra de L'Hopital
Bibliografia: L'Hopital
Guillaume de L'Hopital, seu nome completo levaria um parágrafo inteiro, damos uma versão reduzida: Guillaume - François - Antoine Marquês de L'Hopital, Marques de Saintemesme, Comte d'Entremont e Seigneur d'Ouques - La-Chaise. A família tinha sido um lugar de destaque na França ao longo de muitas gerações que remontam ao redor do século 12. Existem diferentes grafias do nome Hôpital; as versões anteriores, sendo L'Hopital ou Lhospital com L'Hôpital de ser uma forma relativamente moderna do nome. Seu pai era Anne-Alexandre de L'Hopital, um tenente-general do exército do rei, ele era conde de Sainte-Mesme e duqeu d'Orleans. Sua mãe Elisabeth Gobelin, filha de Claude Gobelin que era um intendente no exército do rei e um conselheiro do Estado.
Nasceu em 1661 em Paris, hoje lembrado no cálculo de formas indeterminadas pela Regra para calcular os limites das frações cujos numeradores e denominadores fossem próximos de zero, conhecida como Regra de L'Hopital que muitos acreditam que na realidade tenha sido criação de Jean Bernoulli seu professor de matemática leibiriziana.
Esta regra bem conhecida foi publicada no seu primeiro livro sobre cálculo diferencial impresso: Analyse des Infiniment Petits, publicado em Paris (1686) e que influenciou praticamente toda a matemática do século XVIII. Serviu como oficiak da cavalaria mas saiu com problemas de saúde. À partir daquele momento dirigiu sua atenção para matemática. Em 1691, Johann Bernoulli concordou em aceitar um salário de 300 libras por ano de seu antigo aluno L'Hospital oara solucionar problemas de cálculo e manter o ex-aluno atualizado sobre o assunto.
Um desses problemas intitulava-se "Problema 0/0" quando publicou seu livro a regra 0/0 era apresentada como um teorema. Ele reconheceu sua dívida para com Bernoulli e, para não se intitular como único autor, não colocou seu nome no livro. Entretanto, Bernoulli acusou L'Hopital