AS ORIGENS DA POLÍTICA SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL – 4º SEMESTRE
FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS
ANTONIO ALVES DE QUEIROZ – RA - 367.240
LUÍZ ANTONIO DE BRITO – RA - 367.382
OTÍLIA S. L. DE SOUZA– RA - 367.421
AS ORIGENS DA POLÍTICA SOCIAL
PROFESSORA MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
PROMISSÃO, 21 DE SETEMBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de mostrar a relação do profissional de serviço social, com as políticas sociais e cidadania, vem mostrar que política social são formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social.
A política social tem que se desenvolver para melhorar o bem estar dos cidadãos e constituir um objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.
Portanto política e política social são atuações do poder político, visando o bem estar da população. E o trabalho social tem um grande potencial para a consolidação da cidadania e para o atendimento das demandas de indivíduos, famílias e comunidades.
Em relação ao filme GHANDI que mostra a pobreza e a exploração do povo indiano, a luta e organização, as greves e marchas de protesto contra a dominação estrangeira nos fazem comparar com a relação social no Brasil, que são bastante parecidas, pois o maior enfrentamento que encontramos hoje no Brasil está a desigualdade social,onde uns tem muito,outros não tem nada. Afinal nem sempre o que determina a Lei, é feito na prática.
AS ORIGENS DA POLÍTICA SOCIAL
A existência das políticas sociais teve seu início marcado aos movimentos de ascensão do capitalismo com a revolução industrial, das lutas de classe, e das transformações da sociedade em decorrência de crises políticas-econômicas, do desemprego estrutural e de ação e controle sobre as necessidades básicas das pessoas não satisfeita pelo modo capitalista de produção
O