saude
A história do hospital começa a ser contada a partir de Cristo. Com a filosofia cristã de «amar ao próximo como a ti mesmo», surgiu na Itália (Roma), a primeira entidade assistencial, por volta do ano 360 da Era Cristã.
Coube ao Brasil a fundação do primeiro hospital na América do Sul, na cidade de Santos no ano de 1543, por Brás Cubas, surgindo-se assim a tradicional Santa Casa de Misericórdia de Santos.
O vocábulo latino "hospes", que significa hóspede, deu origem a "hospitium" palavras que designava o local onde se abrigavam, na antiguidade, além dos enfermos, viajantes e peregrinos.
O QUE É UM HOSPITAL?
O governo federal, pelo Decreto no 37.773, de 18/08/1955, publicado no Diário Oficial da União de 22/08/1955, criou uma comissão para elaborar anteprojeto da lei orgânica da assistência médico-hospitalar, que lançou o seguinte conceito: «Hospital é a instituição destinada a internar, para diagnóstico e tratamento, pessoas que necessitam de assistência médica e cuidados constantes de enfermagem».
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): «O Hospital é um elemento de organização de caracter médico-social, cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva a determinada população e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio: é um centro de medicina e de pesquisa bio-social».
Um hospital consiste em um edifício, ou grupo de edifícios, áreas livres, equipamentos, pessoas especializadas e pacientes. Os hospitais têm