As organizações burocráticas
Nos últimos anos, acompanhamos mudanças mercadológicas, sociais, organizacionais, e financeiras. Essas mudanças estão sendo refletidas não só no mundo Industrial, mas em todos os setores e ramos de atividades. Porém, tais mudanças acompanham um ritmo de épocas anteriores, muitas vezes sendo previstas por profissionais e estudiosos, muitas vezes não.
Hoje em dia o quadro mudou um pouco. As organizações são um tipo de sistema social que predominam nas sociedades industriais. Por isso, chamamos Empresas, e setores industriais de Organizações. A ordem social instituída no mercado atual, trouxe às Empresas, uma ordem social instituída ao longo dos anos. E quanto maiores, mais organizadas as Empresas.
Os sistemas, antes considerados essenciais na formação da sociedade, adotaram um papel de constante metamorfose. Antes, família tradicional, pequenas Empresas familiares, tribos, clãs. Hoje, Grandes Empresas, Multinacionais, famílias sem a cultura tradicional instituída no passado, porém com grande importância como no passado. As pequenas Empresas, que antes eram vistas como parte da Economia, hoje em dia têm a tendência de desaparece, dando lugar ou se fundindo às Grandes. A figura de Estado, antes não tão valorizada, hoje traz poder, segurança e fortaleza, no contexto de econômico, onde tudo é regulamentado pelo mesmo.
De anos para cá, o homem vive socializado, em grupo. Não há diversão, trabalho, vida individual na sociedade atual. As pessoas estão inseridas em organizações dos mais diversos tipos, que coordenam o trabalho, diversão, enfim, sua vida toda seja num contexto político, econômico, religioso ou cultural.
É completamente plausível afirmar que as sociedades vivem e se caracterizam pelas organizações. A importância do estudo das organizações, está na predominância da mesmas em nossas vidas. Hoje, não há vida sem uma Organização, sem um modelo burocrático a ser seguido. Até na formação de personalidade de cada indivíduo na