As Organiza Es E Seus Ambientes
Introdução
O que são organizações e por que elas são tão importantes?
As organizações são complexas. Elas afetam fortemente cada aspecto da existência humana – nascimento, crescimento, desenvolvimento, educação, trabalho, relacionamento social, saúde, e mesmo a morte.
Quanto mais as pessoas entendem como as organizações operam, mais elas aprendem como os administradores poderiam operar mais eficientemente.
A teoria da organização não é uma coleção de fatos; é o modo de pensar sobre as organizações. A teoria da organização é o modo de ver e analisar mais precisamente e mais profundamente as organizações, do que qualquer outro modo poderia fazê-lo. O modo de pensar sobre as organizações é baseado em padrões e regularidades no projeto organizacional e no comportamento.
Organizações – Conceitos e Desafios
A conceituação mais comum é que: “Uma organização é definida como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo ou meta comum”.
Primeiro, as organizações são feitas de pessoas. O componente humano faz das organizações um dos sistemas mais complexos e apresenta aos pesquisadores organizacionais e de administração o seu mais critico desafio.
Segundo, quando pessoas trabalham juntas, um número de coisas se torna necessário. Precisa-se “dividir o trabalho entre as pessoas” e precisa-se “procurar pessoas com habilidades ou conhecimentos”.
Para exercer a coordenação e o controle, os membros da organização precisam de uma estrutura formal que especifique papéis, responsabilidades e relacionamentos dentre os participantes da organização.
Terceiro, as organizações devem ter limites, delimitações, que parecem simples de definir, mas que de fato não são. Outro fator importante para uma organização é determinar quais atividades deverão ser experimentadas e quais devem ser deixadas para outras organizações externas.
A quarta parte da definição de organizações estabelece que