AMBIENTE DAS ORGANIZA ES
As organizações não existem no vácuo. E nem estão sozinhas ou isoladas no mundo. Elas vivem e operam em um meio ambiente que lhes serve de nicho.
- Neste ambiente estão muitas outras organizações e empresas, algumas em cooperação, outras em competição e confronto aberto entre si.
- As organizações obtêm, deste mesmo ambiente, seus insumos e recursos, isto é, as suas entradas que lhes proporcionam talentos, energia, materiais e informação.
- Neste ambiente também são colocados os produtos ou serviços, isto é, as saídas do sistema organizacional.
Na verdade, as organizações retiram insumos do ambiente que retornam a ele como produtos ou serviços através da atividade organizacional. Nesse sentido, as organizações funcionam como sistemas, isto é, como conjuntos integrados de atividades que agregam valor e criam riqueza. Mais do que isso, elas servem à sociedade e satisfazem necessidades variadas convertendo insumos em resultados como produtos e serviços.
Denominamos ambiente a tudo aquilo que envolve externamente a uma organização, ou seja, tudo aquilo que está além das fronteiras ou limites da organização. É o contexto dentro do qual existe a organização.
Para operacionalizar o conceito de ambiente, definiremos duas formas ambientais: ambiente geral (macro ambiente) e ambiente de tarefa (micro ambiente).
A) Ambiente geral ou macro ambiente
É constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos, ambientais que ocorrem no mundo e na sociedade em geral.
Esses fatores compõem um campo dinâmico de um turbilhão de forças que se cruzam, se chocam, se antagonizam, se multiplicam, se anulam ou se potencializam, provocando ações e reações, instabilidade e mudanças.
Por decorrência, a complexidade e a incerteza respeito das situações e circunstâncias que são criadas. O cenário ambiental influencia poderosamente as organizações, afetando-as com maior ou menor impacto e criando condições mais